sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Apple patenteia recurso de recuperação de senhas via carregador dos MacBooks


Apple patenteou um recurso interessante que pode despontar nas próximas gerações de seus MacBooks. Trata-se de um sistema capaz de recuperar uma senha perdida do sistema com o uso do hardware – e neste caso, mais especificamente, com o carregador de energia do laptop. Se o MacBook for extraviado e você esquecer a senha, o recurso funcionará como um método interessante de recuperá-la.
macApple patenteia recursos de recuperação de senhas.
Senhas estão no centro de todos os problemas de segurança que afetam diretamente a vida dos usuários. Com isso, a ideia da Apple foi criar um método que torne o ato de recuperar a senha mais prático e seguro.

O sistema patenteado pela Apple funciona trocando códigos criptografados entre computador e carregador. Se você esquecer a senha, basta conectar o Mac ao carregador para ter a chance de recuperá-la ou mesmo de criar uma nova.

Pode parecer um convite a intrometidos para acessarem o seu conteúdo. No entanto, a patente menciona outras contramedidas para prevenir esse tipo de situação e, no conceito geral, o recurso é focado em quem viaja muito.
Suponha que seu MacBook é roubado – e você fica com o carregador – durante uma viagem. Com o recurso, o ladrão teria muita dificuldade em tornar o computador útil. Mesmo com outro carregador, não conseguiria trocar a senha e acessar os dados.

A única questão é que, via de regra, as pessoas costumam levar o carregadores de seus laptops para todos os lugares. A patente menciona também que o recurso pode ser estendido a celulares e outros dispositivos.

Via Geek

0 comentários:

Postar um comentário