quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Windows 8 poderá ser controlado pelo movimento dos olhos


A interface do Windows 8 poderá ser controlada pelo mouse e teclado, pelo toque em telas touch e também pelo movimento dos olhos. É o que promete um dispositivo criado por uma empresa sueca, a Tobii. O Gaze consegue traduzir o movimento dos olhos do usuário em comandos que são atendidos pelo sistema operacional.
gazeGaze, sensor que monitora o movimento dos olhos 
O Gaze funciona com um sensor que monitora o movimento dos olhos e com o touchpad convencional. Suponha que você usa o Windows 8 com a interface Metro. Para acessar um aplicativo, basta olhar para ele e tocar o touchpad. Quando você toca o touchpad, o Gaze localiza a sua pupila e faz cálculos para determinar o lugar da tela onde seus olhos estão e, a partir disso,

vincular a região da tela com algum comando ou aplicativo.
Os desenvolvedores do Gaze afirmam que o sistema consegue localizar ícones pequenos na tela. A grande vantagem da ferramenta, segundo a Tobii, é acabar com o incomodo de precisar bloquear a visão da tela quando acessa algum recurso nos notebooks com tela sensível ao toque. A tecnologia será apresentada na CES.
Embora exista um crescente interesse por interfaces controladas por gestos físicos, a Tobii se mantem relutante em vender sua tecnologia no mercado consumidor. A intenção da empresa sueca é negociar com grandes fabricantes de PCs e embalar o Gaze em notebooks, visando o consumidor final.
No vídeo abaixo, você pode ver como o sistema funciona (em inglês):

Via Neowin

0 comentários:

Postar um comentário