segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pesquisadores desenvolvem circuito com sistema de auto conserto


Os pesquisadores Nancy Sottos, Scott White e  Jeffrey Moore. (Foto: L. Brian Stauffer)Os pesquisadores Nancy Sottos, Scott White e
Jeffrey Moore. (Foto: L. Brian Stauffer)
Uma equipe de engenheiros da Universidade de Illinois tem uma boa notícia para aqueles que não costumam ter boa sorte com seus gadgets e vivem tendo que consertá-los ou trocá-los. Os pesquisadores desenvolveram um sistema capaz de reabilitar a transmissão de dados e de eletricidade em produtos eletroeletrônicos quase que imediatamente.
A invenção consiste na adaptação de um acessório que costuma ser usado na recuperação de polímeros para ser utilizado em itens com tecnologia de ponta. O recurso é composto por microcápsulas preenchidas pelos metais gálio e índio em forma líquida, que ficam dispostos acima das áreas de transmissão de elétrons do circuito. O conteúdo metálico dessas cápsulas, por sua vez, é liberado sobre a região ao ocorrer algum tipo de dano, fazendo com o que o metal retome a condutividade de elétrons na seção com eficiência de 99% e mais rápido que um piscar de olhos.

Processo de reabilitação de transmissão de dados e de eletricidade por microcápsulas. (Foto: Divulgação)Processo de reabilitação de transmissão de dados e de eletricidade por microcápsulas. (Foto: Divulgação)
Essa solução de tamanho diminuto além de trazer velocidade e especificidade ao reparo de circuitos de aparelhos eletroeletrônicos, ainda possui um mérito extra: dispensa o uso de sensores de diagnóstico, geralmente responsáveis por grande gasto de tempo e dinheiro neste processo.
Ainda sem previsão de quando essas pequenas maravilhas podem começar a ser comercializadas, os engenheiros de Illinois afirmam que pretendem utilizá-las primeiro em baterias, proporcionando longevidade e segurança a gadgets. Contudo, nada impede que em breve tenhamos recursos como este aplicados até mesmo em utensílios comuns do nosso dia a dia.
via  Alessandro Iglesias Para o TechTudo

0 comentários:

Postar um comentário